Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Agosto de 2011, mais uma incursão no Gerês. 2ª subida ao prado da Rocalva pelo Cutelo de Pias.

 

Aceda aos Track-Points GPS aqui

 

Se utiliza uma plataforma móvel veja as fotos aqui

 

Percurso pedestre

21km

8 horas de caminhada efectiva

 

Depois de uma perigosa incursão na íngreme subida desde o poço azul até à rocalva pelo "Cutelo de Pias", segundo alguns sites que eu considero de referência porque não vem sequer descrito nas cartas militares, voltamos lá outra vez para fazer melhor.

Visto da Rocalva quem olha para sul, parece a quilha da proa de um barco no fim do planalto. Quem está no Poço Azul vê uma enorme rocha de limites quase verticais e só de pensar que vamos subir por ali, já nos faltam as forças.

Depois dum belo banho na geladíssima água do Poço Azul logo às 10h da manhã, é tempo de subir "aquilo".

Chegado ao fim do vale do rio Conho viramos à esquerda para ver se o caminho que existia tinha saída. Puro engano, uns 100 metros à frente uma selva densa fez-nos voltar para trás.

Voltando à bifurcação que nos leva para o trilho da vezeira, toca a subir em frente para cima, muito para cima. Ziguezagueando agarrados entre arbustos e rochas com declives acima de 40% e passados +-150 m, lá demos com o trilho que vinha da esquerda. Se não quiséssemos ir até à messe tínhamos descido para ver onde ia dar. Fica para a próxima.

A partir daqui é relativamente fácil subindo pelo trilho, embora com um declive muito acentuado. São 800 metros percorridos para 260 de declive. Nem a subida do prado da ribeira das negras para os carris é tão íngreme.

Chegando à Rocalva quase com lotação de pasto esgotada, tempo para um breve retempero e seguimos na direção da Messe.

No regresso e depois de passar novamente pela Rocalva, optamos pelo caminho que nos leva por Chã de Pinheiro e Giesteira.

Embora não pareça ser uma das mais frequentes abordagens à Rocalva, quer na ida quer na volta, é dos mais belos percursos daquela região.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 01:23





Lista de todas as actividades

Percursos Pedestres

Em Bicicleta

Outras Actividades e Locais



Siga-nos na rede social


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Carris Cópia de DSC04873 Covão da Ametade DSC06715 Prado do Mourô/VidoalDSC07099 Sombrosas DSC08749 Vale do Rio Homem valeserrantes Poço Azul valeserrantes Ecopista do Dão valeserrantes

Cascata do Arado valeserrantes

Visitantes