Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Após contacto de Roberta Clarissa Leite, jornalista brasileira a viver actualmente em Praga na Republica Checa e que nos conheceu através do blog, resolvemos partilhar uma das suas aventuras além fronteiras, escrita por si e cujas fotos são sua propriedade.

 

Se utiliza uma plataforma móvel veja as fotos aqui

 

"Desfiladeiros gigantes são atracão na República Checa

 

A República Checa é agraciada pela beleza de sua famosa capital Praga. Mas o país tem uma série de opções para todos os gostos. Castelos, palácios, jardins, florestas, muitas áreas verdes e percursos de caminhadas com vistas de tirar o fôlego. Um desses destinos começa na cidade chamada Hřensko, sua origem data do século XV. Ela faz divisa com a Alemanha e nos leva a um passeio cheio de boas surpresas. A área é chamada České Švýcarsko, ou seja, Boémia da Suíça. Desfiladeiros gigantes são as atracões que mais chamam a atenção no local. Todo o trajecto tem indicações de distância e direcção.

Da janela do hotel você já experimenta um pouco do que virá pela frente, muita natureza. Os albergues, hotéis e restaurantes descansam em frente ao rio Elba, em ruas calmas da pequena cidade.

Um dos caminhos mais procurados é o que leva até o chamado Pravčická Brána ou  Portão Pravčická, é considerado o maior arco natural de pedra da República Checa, é o símbolo da cidade. Tem 16 m de altura sendo 21 metros acima do chão e 8 m de abertura.  Foi nesse cenário que foi gravado o filme Nárnia. Próximo ao arco há o antigo castelo Falcon Nest construído em 1881 onde funciona um museu do Parque Nacional.

O caminho passando pelo arco até o final da trilha é cerca de 15km à pé e 1,5km de barco (opcional) pelo rio Kamenice que corta a floresta. Essa parte pelo rio é um serviço chamado de Edmuns Gorges, você paga cerca de 70 coroas checas, cerca de 3 euros. É interessante ver as grandes pedras à beira do rio com formatos diferentes. Algumas tem até nome como a família, o sapo etc. Durante o trajecto o guia conta histórias engraçadas e lendas locais.

A caminhada é considerada fácil e dura cerca de 5 horas. Você pode optar  em fazer o percurso de ida, o que passa pela Pravčická, e voltar por outro caminho que converge para o mesmo ponto de partida e que também proporciona vista de belas paisagens. Há também opções para ciclistas, além de alpinismo e via ferrata. Por toda a área é muito interessante observar o processo de erosão que deu formas tão diversas à natureza.

Geralmente os caminhantes fazem um percurso a cada dia ou ambos com um intervalo entre os dois. Para quem opta por um percurso por dia, ao final do primeiro, pode voltar para o centro de Hřensko de autocarro. No verão, nos meses de Junho a Agosto, o sol se põe cerca de 9 da noite, os dias são mais longos e claros. Isso proporciona mais claridade em um período maior para as trilhas. Na área há dois grandes pontos de observação, acessíveis através de escadas. Aqui você tem uma vista que se perde no horizonte e que dá a dimensão da natureza que circunda a região. É comum escutar pássaros, e há a possibilidade de encontrar alguns animais como lagartos, lontras e castores.

O ponto final de cada caminho é a vila Mezní Louka, ao sair da floresta o comum é encontrar muitos turistas sentados ao sol no pátio do restaurante do tradicional hotel Mezní Louka, que se localiza logo em frente à saída da floresta.  Aqui é o ponto de encontro das pessoas que participam das caminhadas. Momento de relaxamento e de reabastecer as energias. Não esquecendo que você está na República Checa, a cerveja é aqui artigo especial. É nessa hora também, que os visitantes desfrutam do menu da cozinha checa.

Como a maioria dos turistas que visitam a cidade vão especialmente para fazer a caminhada, a cidade à noite fica vazia, hora de descanso depois de longas caminhadas. Os restaurantes dos próprios hoteis é que oferecem a maioria dos serviços, já que a cidade descansa e as lojas e serviços estão fechados.

É importante citar que o seguro viagem internacional é uma boa escolha para evitar qualquer imprevisto durante a estadia. Geralmente exigido na entrada de países estrangeiros, é aconselhável antes de preparar seu destino de viagem, buscar um que preencha suas necessidades, principalmente em uma programação com longas caminhadas.


Este artigo foi escrito exclusivamente para o site http://valeserrantes.blogs.sapo.pt/ por Roberta Clarissa Leite, que escreve também para os sites Seguro Viagem.

 

Mais informações em http://www.ceskosaske-svycarsko.cz"

 

Obrigado Roberta por partilhares esta experiência. Boas caminhadas :-)

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:43


1 comentário

De Anónimo a 02.04.2013 às 20:42

gostei do blog

Comentar post





Lista de todas as actividades

Percursos Pedestres

Em Bicicleta

Outras Actividades e Locais



Siga-nos na rede social


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Carris Cópia de DSC04873 Covão da Ametade DSC06715 Prado do Mourô/VidoalDSC07099 Sombrosas DSC08749 Vale do Rio Homem valeserrantes Poço Azul valeserrantes Ecopista do Dão valeserrantes

Cascata do Arado valeserrantes

Visitantes