Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Maio de 2013, de volta aos passadiços de madeira.

Depois da marginal de Gaia tempo para explorar a de Matosinhos.

 

Aceda aos Track-Points GPS aqui

 

Se utiliza uma plataforma móvel veja as fotos aqui


Percurso pedestre

24km (ida e volta)

4.5 horas de caminhada efectiva


O Larguíssimo passeio pedonal Junto ao Farol da Boa nova é bem conhecido pelos seus bares, restaurantes e envolvente marítima.
Desta vez decidi ir mais além e neste caso, onde acabassem as traves de madeira, em Labruge.

Depois do Farol aparece a muito imponente Refinaria da Petrogal. É curioso o facto de a refinaria ser mais antiga do que a esmagadora maioria das casas, quando aquela região era uma zona esquecida e nada desenvolvida. Com o tempo foi como que engolida pelas urbanizações que agora a querem ver dali para fora. O problema é que a Petrogal é um mastodonte demasiado grande para ser engolido, e com todos os perigos que representa faz parte da paisagem sendo um motivo de atracção turístico, por muito estranho que possa parecer.

Depois é só seguir o passadiço, que embora interrompido várias vezes nos leva pelo cabo do mundo, Lavra, Angeiras e Labruge.

Com varios bares e restaurantes sempre à espreita e mesmo em cima da praia, argumentos não faltam para uma caminhada.

Destacam-se  ainda o Obelisco da Memória, a comunidade piscatória em Angeiras e a ponte pedonal sobre o rio Onda na sua foz.

Uma das grandes vantagens em fazer este percurso é que pode ser feito em bicicleta. Para além de não ser muito transitado, genericamente a sinaletica não o proibe. Pelo contrario, na Marginal Gaia-Espinho, em que para além de proibido (concordo), é quase impossível devido à quantidade de transeuntes, existindo situações em determinados locais que mesmo a pé, temos que andar em fila domingueira bloqueados pelos pares ou famílias inteiras lado a lado, o que é normal pronto. Quando se quer acelerar o passo só durante a semana e de manhã.

Ainda assim e com toda a subjectividade inerente, a marginal de Gaia é na minha perspectiva mais interessante.

 


Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:36





Lista de todas as actividades

Percursos Pedestres

Em Bicicleta

Outras Actividades e Locais



Siga-nos na rede social


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Carris Cópia de DSC04873 Covão da Ametade DSC06715 Prado do Mourô/VidoalDSC07099 Sombrosas DSC08749 Vale do Rio Homem valeserrantes Poço Azul valeserrantes Ecopista do Dão valeserrantes

Cascata do Arado valeserrantes

Visitantes