Março de 2009, nova incursão no Gerês desta vez com 4 caminhantes.

Relógio na mão, mochila às costas, e vamos embora que o dia é curto.

Aceda aos Track-Points GPS aqui

Se utiliza uma plataforma móvel veja as fotos aqui

Estrada Lagoa do Marinho

Objectivo

Pico da Nevosa, 2ºponto mais alto de Portugal continental com 1548m.

Percurso pedestre

26 km

8.5 horas de caminhada efectiva

Início da caminhada na estrada das Lagoas do Marinho a 910m de altitude.

Ligeira descida no estradão e viragem à direita para dar início ao trilho.

Descida até ao rio e a partir daqui é quase sempre a subir até ao Corgo da Lamalonga. Subida muito íngreme até aos Carris.

Progressão fácil até meio do percurso para a Nevosa, depois descida até à fronteira e subida abrupta a corta-mato para chegar à Nevosa a 1548m.

Retorno aos Carris descendo mais 2 km na direcção da Portela do Homem.

Viragem à esquerda na Ponte das Abrótegas.

Segue-se na direcção das Lagoas do Marinho e depois é seguir o trilho até ao carro.

Todos nós sabíamos que este percurso seria longo q.b. e teríamos que andar quase sem parar todo o dia.

Tínhamos duas soluções, ir agora e chegar às Lagoas do Marinho impreterivelmente às 19:00h, ou então esperávamos por um belo e longo dia de verão para caminhar com mais calma, mas sob uns desagradáveis 30 e tal graus.

Como nunca tínhamos ido à Nevosa, deixar o carro no Xertelo implicava uma caminhada de 31km. Bem...  sempre em trilho de terra faz-se, mas a subir e descer calhaus, é pesado.

Mais uma vez, duas soluções, ou deixávamos o carro no dito cujo de Judas, ou seria o Xertelo o nosso ponto de partida e íamos só até aos Carris. Optamos pela primeira.

Quando chegamos ao Xertelo fomos directos para a estrada de terra com o carro, mas ao fim de 800m na primeira subida com as rodas a derrapar, a progressão foi impossível.

Plano B. Voltamos atrás e fomos na direcção da Lapela para apanhar outra estrada de terra que iria dar ao mesmo sítio. No entanto, as valas que a atravessam fazem com que a desaconselhemos a quem tenha o mínimo de estima pelo seu automóvel, o melhor mesmo é estacionar no Xertelo e ir só até aos Carris.

Começamos então a caminhar por volta das nove horas, ao longe já víamos os 7km de estradão pelo qual iríamos voltar.

Depois de uma ligeira descida, começamos a subir quase sem parar até entrar no planalto, o Corgo da Lamalonga. ESPECTACULAR! INCRÍVEL! Com as Lavarias lá ao fundo...

A subida das Lavarias não é pêra doce, mas pelo menos é curta.

Chegamos aos Carris pelo meio-dia. 2 min para contemplar aquele mítico lugar e continuamos a toda a velocidade na direcção da Nevosa. Vimos também 3 caminhantes na Represa.

Quando  se chega ao sopé do nosso objectivo, acaba-se o caminho. Subida inclinadíssima a corta-mato, ligeira descida e nova subida, e estamos no topo.

Vê-se a Capela de São João, Pitões das Júnias, a Barragem e Albufeira da Paradela. A recompensa pelo esforço era elevada.

Eram então 13:15h, almoçamos em meia hora, e toca a dar corda às botas para fazer o caminho de volta.

Quando avistamos as Lagoas do Marinho, estávamos ainda a dois km de distância em linha recta e ao mesmo tempo, ouvimos e vimos um helicóptero pesado a abastecer na Represa dos Carris.

Ao fim de uma hora lá chegamos. A partir das lagoas, mais uma hora e meia para concluir os últimos 7km em estradão às 18:45h.

Ao fim destes 26km só apetecia mesmo era atirarmo-nos para o chão e ficar ali até de manhã. O cansaço era por demais evidente, mas as paisagens de cortar a respiração justificam.

Foi um belo passeio, praticamente sem pausas, mas o tempo não é infinito.

As tristes notícias são que a chaga dos incêndios está de volta.

As políticas restritivas não parecem surtir grande efeito muito pelo contrário e o resultado está à vista.

Lista de todas as actividades

Percursos Pedestres

Em Bicicleta

Outras Actividades e Locais

Siga-nos na rede social

Carris Cópia de DSC04873 Covão da Ametade DSC06715 Prado do Mourô/VidoalDSC07099 Sombrosas DSC08749 Vale do Rio Homem valeserrantes Poço Azul valeserrantes Ecopista do Dão valeserrantes