Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Abril de 2009, mais uma caminhada.

Desta vez rumo à Serra Amarela com dois novos Amigos. Sejam bem-vindos.

 

Aceda aos Track-Points GPS aqui

 

Se utiliza uma plataforma móvel veja as fotos aqui

 

Percurso pedestre

26 km

7.5 horas de caminhada efectiva

 

Começamos na na Portela do Homem.

Descemos pela Mata da Albergaria e seguindo pela Geira Romana até à barragem de Vilarinho das Furnas e daqui até à aldeia.

Subimos a Serra Amarela até ao muro de fronteira, e seguiu-se ao longo do mesmo quase até ao Azevinheiro apanhando depois o estradão que vai até à Portela do Homem.

Desta vez, realizamos a caminhada sem um elemento base mas com dois novos camaradas.

A manhã começou atribulada com um elemento a considerar que: "de manhã é bom é na caminha" e como tal, saímos com duas horas de atraso e só encontramos os companheiros de viagem já na Portela do Homem pelas 10h.

Facto curioso, é que se eu pensava que tinha dedo pesado para o botão do obturador (cerca de 400 fotos por caminhada), um dos nossos novos companheiros, munido de uma DSLR (gabo-lhe a perseverança), ser ainda mais ferrenho no que toca a documentar a viagem.

Começamos então nossa viagem pela Mata encantada de Albergaria. A cascata da vacaria (penso não estar errado), para além de ser bonita é sobretudo bastante audível, em contraste com o silencio circundante.

Seguimos então pela já conhecida estrada de terra batida que vai quase até á barragem, embora à frente apanhamos um atalho para apanhar a antiga estrada milenar mais perto do leito da albufeira. Pena é que esta área tenha ardido.

Tempo para tirar umas fotos vertiginosas na barragem e chegamos então a Vilarinho das Furnas (submersa, visto que a albufeira estava cheia) e paramos para almoçar.

Depois de 45 minutos de pausa é tempo para subir 5km com um declive de 450m até chegar ao muro de fronteira.

A paisagem olhando para a albufeira é fantástica.

A passagem pelos prados é rica em visualização de animais sobretudo Garranos. Para mim o ponto alto é quando se avista o Vale do Rio Homem. Simplesmente espectacular.

A passagem pela Serra Amarela teve alguns contra-tempos. Mesmo com GPS, perto das Peijoqueiras e Corisco, não é muito fácil encontrar o caminho.

 

Este percurso para além de belo é peculiar, visto que dá para ver a sua maioria durante quase todo dia.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:53





Lista de todas as actividades

Percursos Pedestres

Em Bicicleta

Outras Actividades e Locais



Siga-nos na rede social


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Carris Cópia de DSC04873 Covão da Ametade DSC06715 Prado do Mourô/VidoalDSC07099 Sombrosas DSC08749 Vale do Rio Homem valeserrantes Poço Azul valeserrantes Ecopista do Dão valeserrantes

Cascata do Arado valeserrantes

Visitantes