Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Setembro de 2010. Mais uma incursão no fantástico Trilho da Vezeira com passagem pelas sombrosas.

 

Aceda aos Track-Points GPS aqui

 

Se utiliza uma plataforma móvel veja as fotos aqui


Percurso pedestre

23 km

7.5 horas de caminhada efectiva

 

Percorridos quase todos ou mesmo a totalidade dos principais pontos de interesse da Serra do Gerês que só são acessíveis em caminhadas com extensão superior a 15 km, é tempo para fazer um balanço sobre a nossa actividade.

São cerca de 280 kms percorridos em 14 caminhadas nos últimos 2 anos e meio.

Tudo começou com uma brincadeira no local de trabalho em que eu e o meu companheiro descobrimos um gosto comum, o Trekking.

Começamos então com uma incursão que nos parecia relativamente fácil. Ir até ás Minas dos Carris através do estradão que começa um pouco abaixo da Portela do Homem.

Estivemos quase para cancelar devido ao péssimo tempo e mesmo desaconselhados a nível familiar, a intuição dizia-nos que devíamos ir.

Foi talvez a experiência mais inesquecível que tive ao ar-livre até ao momento, sobretudo pelas condições meteorológicas que se faziam sentir.

Vento muito forte e gélido, nevoeiro, chuva e granizo e em qualquer canto brotava água como se não houvesse amanhã.

Tudo isto proporcionou-nos momentos verdadeiramente emocionantes. Mesmo com a quase ausência da componente paisagística devido ao nevoeiro, fomos verdadeiramente privilegiados por testemunhar não só a beleza da natureza mas sobretudo a sua força e presença.

Com a repetição do Trilho da Vezeira e Sombrosas fechou-se então um ciclo. Haverá ainda novos pontos de interesse a percorrer por aquelas bandas mas o essencial está feito.

Continuaremos obviamente a percorrer aquela serra porque dificilmente encontraremos sítios mais belos por estas bandas.

Nesta última caminhada, pudemos testemunhar que os incêndios entraram este ano em força no Gerês, mesmo em áreas de protecção total e isto o ministério da administração interna esqueceu-se de mencionar nas entrevistas e balanços dos fogos.

O Vale das Sombrosas continua a ser um exlibris do Gerês e já está tudo descrito numa caminhada anterior, mas desta vez houve direito a banho.

Talvez a água mais fria que me lembro de ter entrado. Fico com "pele de galinha" só de pensar nisso, mas o efeito anti-inflamatório foi muito eficaz.

Esperemos poder dar continuidade ao nosso trekking  e à sua divulgação neste site.

Para o mês que vem há mais.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:30





Lista de todas as actividades

Percursos Pedestres

Em Bicicleta

Outras Actividades e Locais



Siga-nos na rede social


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Carris Cópia de DSC04873 Covão da Ametade DSC06715 Prado do Mourô/VidoalDSC07099 Sombrosas DSC08749 Vale do Rio Homem valeserrantes Poço Azul valeserrantes Ecopista do Dão valeserrantes

Cascata do Arado valeserrantes

Visitantes