Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Agosto de 2014, mais uma pedalada.

Novamente rumo a Aveiro para circundar a zona sul da Ria com o mesmo nome.

 

Percurso ciclístico: 83 km em 5 horas de pedalada efectiva.

Track GPSaqui

Fotos no final do texto

 

Depois da circundação da zona norte da Ria de Aveiro, faltava a parte sul que embora de muito menor dimensão tem outros pontos de interesse.

Comecei na Costa Nova onde se destacam as casas às riscas coloridas, o que confere a este lugar um ar distinto muito acolhedor.

Segui pela ciclovia durante cerca de 6km que nos leva até à Vagueira sempre com a Ria em pano de fundo.

Este lugar tem uma invulgar característica. Ruas limpas, arrumadas, sem casas devolutas, agradável, sem aberrações urbanísticas e sossegado, exactamente o contrário de Praia de Mira no verão, mas já lá vamos. Destaque para o acesso à praia um pouco condicionado por uma espécie de paredão transversal que separa a rua marginal e o areal.

A viagem continua na direcção sul com passagem pelo parque aquático VagaSplash e pela bonita e sossegada praia do Areão.

Um pouco à frente mas afastada da linha de costa, começa a pista Ciclo-pedonal de Mira. Esta segue entre arvores e campos, e  é muito bonita. Depois fiz um pequeno desvio para visitar a tranquila praia do Poço da Cruz.

Saliento que estas duas últimas praias estão concessionadas e tem restauração.

Chegando a Mira. As praias são muito agradáveis, mas estão sempre à "pinha", e os dois campismos ali existentes trazem um crescimento gigante a uma vila subdimensionada para digerir toda aquela gente. O arranjo urbanístico é assimétrico e desagradável em alguns locais, típico de uma vila que cresceu rápida e desorganizadamente, embora nos últimos anos se tenha realizado um esforço para inverter a situação.

No entanto é lugar muito atractivo (passei férias na minha juventude adolescente e gostei muito).

A Barrinha de Mira é muito bonita e temos sempre barcos a pedais disponíveis, assim como um parque, um museu etnográfico, restauração variada, pistas ciclo-pedonais, vida nocturna, e até o complexo residencial Miravillas um pouco mais afastado, muito bonito e sossegado, com uma pequena praça central também com restauração, muita "classe" e sossego" .

A crescente procura de locais para caminhar, correr e andar de bicicleta, tem feito com que as autarquias tenham apostado nas ecopistas, ecovias, pistas ciclo-pedonais etc, como factor dinamizador das localidades e promoção ao turismo. E sejam bem vindas. 

É possível percorrer desde o centro de Mira até além da Lagoa de Mira e realizar o percurso de volta circundando toda a Barrinha quase sem contacto com a estrada. O percurso é muito bonito, com destaque para a floresta, Moinhos de água restaurados, algumas pontes invulgares a fazerem lembrar os antigos entrepostos de carga em madeira das linhas férreas e as lagoas naturais.

No entanto a manutenção está esquecida. Bem, mas não é só aqui, é em todo o lado.

A sinalização é reduzida, nos poucos cruzamentos com estrada é necessário parar para nossa própria segurança, esqueçam o " tenho prioridade".

As pontes tem o pavimento num material aglomerado (contraplacado), já algo deteriorado e faz um degrau no acesso. Nas pontes que ficam a seguir a curvas é preciso cuidado.

Nas zonas mais movimentadas com muitos peões descontraídos a ocupar toda a via, também temos que abrandar e aguardar, e devemos fazê-lo sempre, pedir licença em tom audível e depois passar, para fazer corridas vamos para a estrada. Nas vias mistas com peões e bicicletas deve imperar sobretudo o bom senso dos ciclistas.

Também se pede aos peões que sempre que possivel caminhem pelo lado direito, e não pelo esquerdo.

Um belo passeio para esticar as pernas. Para quem não tem nadegas para 5 horas de bicicleta, pode fazer só a pista ciclo-pedonal que dura cerca de 2 e é muito agradável.

O percurso de volta foi realizado pela margem direita da Ria por terra, em que as paisagens de longa distância marcam a diferença.

 

Costa Nova e Ria de Aveiro (Sul)

 

 

 

 

Praia da Vagueira

 

Vaga Splash

 

 

Praia do Areão

 

Início da Pista Ciclo-pedonal de Mira

Este painel está em alta-resolução (é só clicar em cima)

 

 

Pneu de faixa branca!

 

Praia do Poço da Cruz

 

 

Canal de Mira

Praia de Mira

Centro de Logistica de pesca de Mira

 

Praia de Mira

 

Capela na Praia de Mira (construída em madeira)

Barrinha de Mira

 

 

Parque de campismo

 

Pista Ciclo-pedonal

Mira-Villas

 

 

Afinal os "Batanetes" tinham razão, ela existe

Pista ciclo-pedonal

Ponte

 

Lagoa de Mira

 

Moinhos

Ponte

 

 

Barrinha de Mira

Caminho do Praião

 

 

 

 

Ria de Aveiro com Vagueira ao fundo

 

 

 

Verdadeiramente tranquilo

 

Este painel está em alta resolução (é só clicar em cima)

 

Costa Nova ao fundo

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:19



valeserrantes

Lista de todas as actividades

Percursos Pedestres

Em Bicicleta

Outras Actividades e Locais



Carris Cópia de DSC04873 Covão da Ametade DSC06715 Prado do Mourô/VidoalDSC07099 Sombrosas DSC08749 Vale do Rio Homem valeserrantes Poço Azul valeserrantes Ecopista do Dão valeserrantes

Cascata do Arado valeserrantes