Outubro de 2012, o elevar da fasquia.

Depois da jornada de bicicleta até Fátima, tempo de virar a norte até Santiago de Compostela.

1º dia: Porto - Ponte de Lima: 85 km em 5 horas

2º dia: Ponte de Lima - Pontevedra: 95km em 6 horas

3º dia: Pontevedra - Santiago: 65km em 4 horas

Aceda aos Track-Points GPS aqui

Fotos no final do texto

O caminho do Porto até Santiago de Compostela é um marco histórico e religioso incontornável.
Pelo seu grau de exigência física e mental, o percorrer deste trilho é mais um motivo para quem gosta de andar a pé ou de bicicleta, e não resiste a um desafio.
A convite de um primo meu e organizado pelo seu grupo de BTT, 14 indivíduos foram puxar pelas bicicletas para cumprir o desiderato.
A primeira etapa terminou em Ponte de Lima. Com muita estrada e trilhos de terra ligeiros, fez-se com facilidade, sendo sobretudo, uma viagem pelo meio rural.
Apesar de ser notória a diferença de condição física entre os elementos, não houve desorganização ou inconvenientes na progressão.
Já em Ponte de Lima, onde pernoitamos, toca a jantar arroz de sarrabulho para nos dar força extra para o dia seguinte.
A segunda etapa até Pontevedra, é agreste para um ciclista com condição física média.
Na serra da Labruja, à saída de Ponte de Lima, o percurso é muito duro, com declives muito acentuados e locais onde de bicicleta... só com ela às costas (cerca de 400m). O resto, com muita montanha e trilhos agrestes, é violento. Chegamos já de noite bastante cansados.
O último dia foi fácil. Com muito menos declive, menos kms e passagem por locias muito bonitos entre a floresta.
A chegada a Santiago de Compostela foi feita tranquilamente, embora nos acessos à catedral fosse complicado circular, tal era o mar de gente.
Mesmo tendo em conta que eramos 14, tudo correu bem e sem sobressaltos. Mesmo os problemas técnicos que tivemos, furos principalmente (+-8), duas ocorrências nos raios, uma num amortecedor e pouco mais, não constituíram grande problema.

Esta aventura foi verdadeiramente épica e memorável, e é com enorme satisfação que cumpro este objectivo. O desgaste foi muito grande, mas é proporcional à realização pessoal que daí advêm.

O problema de fazer estas coisas é que queremos mais. Fazer o mesmo pela costa ou talvez o caminho Francês... quem sabe, um dia...

Deixo aqui também um abraço a todos os participantes.

Essencial? Obviamente.
Para repetir? Claro!

De Vales Errantes a 20.05.2016 às 23:01

Viva Marco!
Apesar do caminho de Santiago ser um feito incontornável, o valor advém sobretudo das vivencias e experiencias obtidas durante o percurso, sobretudo no contacto com terceiros (peregrinos) e suas experiencias de vida. O aspecto religioso é só o motivo para a realização do caminho.
O tempo a que se refere é de pedalada efetiva ("de roda"), chegamos de noite no segundo dia porque passamos mais tempo parados do que a pedalar.
Estávamos todos em condição física média ou superior.
Faze-lo em menos de 6 horas é à campeão porque a média é de quase 16kmh, e não levávamos alforges.
Na segunda etapa a subida à serra da Labruja para quem leva a bike carregada é dose.
Sinceramente, desaconselho-o a realizar cerca de 250km em dois dias. Tem muito sobe e desce e vai ser muito duro sobretudo com alforges, mesmo que seja um grande atleta.
Abraço,
Anselmo Cardal

valeserrantes

Lista de todas as actividades

Percursos Pedestres

Em Bicicleta

Outras Actividades e Locais

Carris Cópia de DSC04873 Covão da Ametade DSC06715 Prado do Mourô/VidoalDSC07099 Sombrosas DSC08749 Vale do Rio Homem valeserrantes Poço Azul valeserrantes Ecopista do Dão valeserrantes