Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Julho de 2013, mais uma caminhada.
Desta vez nos confins de Arouca para percorrer o PR1 na companhia de Olhares Sublimes
Percurso pedestre
19 km
5 horas de caminhada efectiva
Aceda aos Track-Points GPS aqui
Fotos no final do texto
Nos confins de Arouca na Freguesia de Alvarenga (terra gastronómica de tenros bifes), damos início à caminhada junto à Sra. do Monte.
Umas centenas de metros no estradão de acesso, temos a opção de realizar o percurso no sentido horário ou anti-horário, optamos pelo segundo seguindo pela direita.
A subida é longa e linear pela cumeada. As vistas são largas, com distantes horizontes, vemos as Serras da Arada e Freita à direita e vale do Bustelo à esquerda. Aliás, esta é a mais valia deste percurso, com névoa nem vale a pena sequer tentar.
No alto as paisagens são incríveis enquanto se caminha ao longo do parque éolico até à Capela de São Pedro do Campo, lugar convidativo a um piquenique em família, onde conseguimos avistar a Serra do Marão.
Depois rumamos ao marco Geodésico da Pedra Posta (ponto mais alto do Concelho de Arouca: 1222m) onde vemos toda a linha de costa a 45km. Em destaque temos o Parque eólico da Serra da Boneca em Sebolido a 22km, as Serras da Arada e Freita à mesma distancia para sul e para Norte o Marão a 30km.
Descendo a encosta vemos alguns fojos e passamos na aldeia Noninha, belo lugar entalhado nos socalcos da serra.
O caminho de volta faz-se subindo a encosta do Bustelo.
No final tempo para visitar o Santuário da Sra do Monte.
Com céu limpo é simplesmente fantástico.
Carris Covão da Ametade
Prado do Mourô/Vidoal
Sombrosas
Vale do Rio Homem
Poço Azul
Ecopista do Dão