Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
4 de Abril de de 2015, mais uma caminhada. Nova abordagem ao maciço central da Serra do Gerês para os lados da Sesta da Amarela
Percurso pedestre: 15,5km em 4.5 horas de caminhada efectiva.
Track GPS: aqui
Fotos no final do texto
Com inicio no Arado formos seguindo na direcção Este passando pela Tribela, Ponte de Servas e Curral do Pinhô.
Cerca de 1km depois flectimos para norte até atingir o Curral dos Bicos Altos.
Continuando serra acima atingimos o Curral da Amarela. Pausa para descanso e marcha até à Sesta da Amarela, local ímpar com o solo de aspecto Lunar tais são as suas crateras, e com paisagens de cortar a respiração.
Podemos observar com total clareza os vales dos Rio Laço, Touça e Pigarreira com grande destaque para as Sombrosas@cartas militares ou Porta Ruivas mesmo em frente.
Depois inicia-se uma curta mas valente descida com cerca de 400m até um fojo a Este deste fantástico miradouro e que, apesar de não existir trilho faz-se com relativa facilidade.
Depois até ao vale do Rio Laço é uma descida de 500m simplesmente brutal e intimidante, com um declive médio de quase -40%, e embora tenha trilho, tem que ser efectuada com prudência.
Depois de almoçarmos no Curral da cabana Touça seguimos pelo Vale do Rio Laço até ao Estreito com uma bela subida no final.
Após nova pausa descemos para o Vale do Rio Conho, trilho que tem muita pedra solta e convêm ter aqui também algum cuidado.
Apontamos então ao Poço Azul. Uma vez lá chegados, atiramo-nos às suas gélidas águas.
O choque térmico é tão violento que quase ficamos sem força para nadar até à margem.
Mas o primeiro mergulho do ano está dado e isso ninguém me tira, nem ao meu companheiro de cabelos brancos que foi em primeiro :-)

Carris
Covão da Ametade
Prado do Mourô
Sombrosas
Vale do Rio Homem
Poço Azul
Ecopista do Dão
Cascata do Arado